O desafio da colaboração
Visto o BIM assentar fundamentalmente numa metodologia colaborativa, a BIM&CO concebeu a sua plataforma em torno de funcionalidades de partilha dedicadas à conceção e à difusão de conteúdos (objetos e propriedades).
O “objeto BIM” está ligado ao conceito de modelação digital, e a sua criação abrange inúmeras disciplinas, do designer aos especialistas de diferentes profissões, sendo utilizado para conceber e otimizar a geometria (por exemplo, o peso do ficheiro que inclui o objeto é um elemento essencial), definir as diferentes propriedades para efetuar os cálculos (térmicas, acústicas, ambientais, exploração, etc.) e optimizar os modelos, de acordo com os softwares BIM utilizados num determinado projeto.
A BIM&CO propõe, assim, funcionalidades que permitem o trabalho conjunto de diferentes colaboradores, com a finalidade de elaborar os objetos, trocar impressões sobre as melhores práticas, recorrer aos especialistas disponíveis na plataforma e também pôr em contacto aqueles que possuem necessidades em termos de objetos (para um projeto, para um fabricante, etc.) e os que possuem o know-how ou se encontram disponíveis para partilhar.
Acima de tudo, porque os processos associados ao BIM estão em permanente evolução, as trocas e a colaboração entre os utilizadores permitirão obter a reatividade necessária para fazer evoluir os objetos.
« O BIM vai exigir a digitalização de milhões de objetos, a colaboração é a via ideal para este trabalho. »
Os atores e as funcionalidades
O primeiro nível diz respeito à colaboração dos diferentes utilizadores da plataforma, no sentido de propor ao mercado um vasto conjunto de conteúdos relativos a objetos BIM que respondam às necessidades dos processos inerentes a esta tecnologia.
Os atores colaboram:
- Entre o utilizador e o criador de dados
- No seio de um grupo de criadores de objetos para trabalhar na atualização de objetos (geometrias, propriedades);
- No seio de um grupo de criadores de especialistas numa dada profissão para trabalhar na padronização de propriedades;
- No seio da equipa de projetos: gabinete de arquitetura, gabinete de estudos, etc.;
- Entre os fabricantes e os utilizadores de dados.
As funcionalidade colaborativas integram, nomeadamente:
- a criação conjunta de objetos em equipa com gestão dos direitos;
- a criação e partilha de propriedades no seio de grupos privados;
- a adição de propriedades à plataforma para uma determinada utilização e validação por parte da comunidade;
- o aperfeiçoamento de objetos pelos utilizadores com consentimento dos criadores;
- a adição de modelos geométricos a um objeto (novos LOD, novos formatos, etc.);
- as discussões sobre diferentes temas associados aos objetos e às respetivas utilizações;
- as sugestões e solicitações de aperfeiçoamento.
Colaborar para aperfeiçoar o objeto BIM
Os objetos presentes na maquete virtual podem eventualmente conter inúmeros dados nem sempre disponíveis ou conhecidos pelo criador do objeto ou existentes no momento da criação do objeto. A geometria dos objetos também evolui em função do estado de um objeto. E um objeto pode estar apenas disponível no contexto de uma determinada geometria ou formato.
Para permitir e facilitar a adição de dados, geometrias, formatos ou documentos a um objeto existente, a BIM&CO dá-lhe a possibilidade de colaborar, enquanto utilizador, no aperfeiçoamento de um objeto.
Propor novas geometrias mais adaptadas ou adicionar propriedades
Alguns exemplos:
Transferi um modelo e melhorei-o, agora posso efetuar um upload para o colocar à disposição dos demais utilizadores. Transferi um objeto técnico, que necessitará de operações de manutenção.
O objeto transferido não contém a informação indicativa do espaço necessário às operações de manutenção (Manutenção / Zona de acesso). Poderá adicioná-lo à geometria e efetuar um upload do seu trabalho para a comunidade. Se se tratar de um objeto de um fabricante oficial, este último pode ter proibido qualquer intervenção de aperfeiçoamento. No caso de a ter autorizado, será notificado e poderá integrar a sua proposta no seu objeto base.
Efetuar propostas/sugestões
Se não puder realizar as modificações, você mesmo, ou se o fabricante não tiver autorizado quaisquer intervenções de aperfeiçoamento, poderá propor melhorias, sugerindo diretamente ao fabricante as suas sugestões de modificação e necessidades.
Se faltarem propriedades para poder realizar os cálculos fundamentais à conceção do objeto, solicite a sua inclusão diretamente ao fabricante.